A importância na escolha do vereador comprometido com o município |
TRE sinaliza para a vitória esperada de Seif em Santa Catarina
Senador saiu da primeira parte do julgamento com 2 a 0 favorável
O placar momentâneo de dois votos a zero contra a cassação do mandato do senador por Santa Catarina Jorge Seif (PL) sinaliza que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) seguirá o sentimento esperado nos bastidores. Ao analisar uma situação semelhante, mas que envolveu o ex-prefeito de Brusque Ari Vequi (MDB), o órgão rejeitou o pedido de cassação por sete votos a zero. Depois, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, acabou derrubando a decisão inicial e afastando Vequi do cargo. No caso de Seif, o TRE-SC indica que seguirá pelo mesmo caminho.
Os votos da relator, a desembargadora Maria do Rocio, e, em menor proporção, do juiz Otávio Minatto encontram uma alternativa também já ventilada nos bastidores. O tribunal catarinense deve apontar que houve mesmo irregularidades na relação entre Seif e o empresário Luciano Hang. Entretanto, os juízes não entendem que isto seja motivo para cassação, o que exigiria maior gravidade, na visão deles.
Como era de se esperar, Seif vai tendo no TRE-SC o caminho mais tranquilo para se livrar da cassação. Porém, estará em Brasília a maior barreira. Assim como citado pela relatora do caso do senador, o TSE já cassou o prefeito de Brusque por situação semelhante. Os bastidores indicam que o órgão superior deve impor mais dificuldade a Seif justamente por isto.
O julgamento desta quinta-feira (26) foi apenas o primeiro capítulo de um roteiro que deve se estender para 2024, quando a tramitação será no TSE. Antes disso, porém, em 7 de novembro o TRE-SC ainda dará o passo consolidado das etapas já esperadas, que tendem a ser favoráveis ao senador catarinense.
Deixe seu comentário