logo RCN

TRE sinaliza para a vitória esperada de Seif em Santa Catarina

Senador saiu da primeira parte do julgamento com 2 a 0 favorável

O placar momentâneo de dois votos a zero contra a cassação do mandato do senador por Santa Catarina Jorge Seif (PL) sinaliza que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) seguirá o sentimento esperado nos bastidores. Ao analisar uma situação semelhante, mas que envolveu o ex-prefeito de Brusque Ari Vequi (MDB), o órgão rejeitou o pedido de cassação por sete votos a zero. Depois, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, acabou derrubando a decisão inicial e afastando Vequi do cargo. No caso de Seif, o TRE-SC indica que seguirá pelo mesmo caminho.

Os votos da relator, a desembargadora Maria do Rocio, e, em menor proporção, do juiz Otávio Minatto encontram uma alternativa também já ventilada nos bastidores. O tribunal catarinense deve apontar que houve mesmo irregularidades na relação entre Seif e o empresário Luciano Hang. Entretanto, os juízes não entendem que isto seja motivo para cassação, o que exigiria maior gravidade, na visão deles.

Como era de se esperar, Seif vai tendo no TRE-SC o caminho mais tranquilo para se livrar da cassação. Porém, estará em Brasília a maior barreira. Assim como citado pela relatora do caso do senador, o TSE já cassou o prefeito de Brusque por situação semelhante. Os bastidores indicam que o órgão superior deve impor mais dificuldade a Seif justamente por isto.

O julgamento desta quinta-feira (26) foi apenas o primeiro capítulo de um roteiro que deve se estender para 2024, quando a tramitação será no TSE. Antes disso, porém, em 7 de novembro o TRE-SC ainda dará o passo consolidado das etapas já esperadas, que tendem a ser favoráveis ao senador catarinense.


PRF pede demissão de policial de SC que teria ensinado “câmara de gás” em curso Anterior

PRF pede demissão de policial de SC que teria ensinado “câmara de gás” em curso

Julgamento do ano no TRE-SC: o que dizem os bastidores sobre o processo de cassação de Seif Próximo

Julgamento do ano no TRE-SC: o que dizem os bastidores sobre o processo de cassação de Seif

Deixe seu comentário